ENTREVISTA PROFESSOR MARCO ANTÔNIO
COORDENADOR DE PROJETOS ESPECIAIS
REGIONAL NOROESTE
Como a educação pode contribuir com o Projeto Ouvidor Jovem Segundo Ciclo?
A Ouvidoria do município traz o conhecimento, a estrutura e a experiência de ouvir o cidadão e dar encaminhamento às suas demandas. Isso é muito importante! Entretanto, percebemos que poderíamos acrescentar algo mais. Educar exige saber especializado, experiência, conhecimento e diálogo com a realidade dos estudantes.
Projetos como Ouvidoria Jovem ganham importância e maior sentido à medida que recebem a contribuição pedagógica, ou seja, um conhecimento marcado por teorias e experiências próprias da educação. Nessa perspectiva, a parceria entre Ouvidoria do Município e Educação torna-se bem mais promissora. Cabe ressaltar que alguns colegas da Ouvidoria do Município são também professores e, por isso, perceberam e apoiaram essa iniciativa.
Marco Antônio - Coordenador de Projetos Especiais |
Você poderia citar os conhecimentos educacionais mais importantes que foram acrescidos ao Projeto Ouvidor Jovem Segundo Ciclo?
Podemos
citar dois conceitos. O primeiro é a ideia do estudante
como sujeito ativo do processo educacional.
Na educação crianças e adolescentes são compreendidos como
agentes (sujeitos do processo) e não receptores passivos de ideias,
pensamentos e propostas construídas por outros. Isso não significa
desconsiderar o saber já construído e consagrado pelas diversas
disciplinas e pela ciência. Porém, o estudante é levado a esse
conhecimento já construído pela humanidade de forma bem criteriosa.
Tudo
isso é pedagógica e didaticamente planejado para evitar que ele
apenas se torne um memorizador, um receptor passivo e acrítico
desses saberes. É preciso levar em conta o que os estudantes já
sabem, suas necessidades cognitivas, seus interesses, suas
motivações, dentre outras coisas.
![]() | ||
Ouvidores no curso sobre sistema informatizado da Ouvidoria |
Qual é o outro conceito que a Educação acrescenta ao Projeto Ouvidor Jovem Segundo Ciclo?
O
segundo conceito está relacionado ao Protagonismo Juvenil. Educar
não é simplesmente levar a criança ou adolescente a reproduzir o
mundo adulto fielmente no seu cotidiano. A criança é um ser de
direitos, capaz e que interage com seu universo sociocultural de
forma autônoma, crítica e criativa. Sendo assim, não deve ser
vista como um mini adulto. Ao contrário, deve ser respeitado na sua
plenitude. Isso não significa abrir mão dos conhecimentos, da
experiência e da autoridade dos professores que acompanham os
estudantes ao longo do projeto. Mas significa tratar a criança sem
subestimar sua capacidade, suas ideias, suas ações, seus direitos.
Retomando
a ideia de Protagonismo Juvenil, permitindo a sua participação no
planejamento, nas ações e avaliação dos projetos desenvolvidos.
Em outras palavras, em todas as etapas do processo. O estudante não
é chamado a fazer o que achamos que ele deve executar. Os Ouvidores
Jovens são convidados a pensar juntamente com professores e demais
Ouvidores o que e como vão fazer os projetos. Nesse sentido, a
educação contribui para formação de estudantes dotados de
criticidade, autonomia e socialmente responsável.
Qual
a importância do professor nessa proposta?
Metodologias
que envolvem o protagonismo juvenil e percebem o estudante como
sujeito do processo exigem profissionais dedicados, bem preparados,
bem pagos e qualificados. Quando se estabelecem relações
horizontalizadas entre professores e alunos, o professor é ainda
mais desafiado. Atuar respeitando a cultura, a história, a cognição
dos estudantes e levando-os a construir o conhecimento sem impor
modelos prontos e acabados é muito desafiador.
Evidentemente
que a experiência e conhecimentos técnicos do professor são de
fato muito mais amplos que a dos alunos. Por isso o professor é o
condutor do processo. Conduzir o processo não significa impor o
caminho. Ao contrário, significa garantir que as propostas sejam
compreendidas, discutidas, ponderadas e decididas de forma
compartilhada, responsável e consequente.
![]() |
Alunos assistem campanha eleitoral dos Ouvidores |
É possível demonstrar alguns exemplos de como a proposta caminha nas escolas?
Sim.
Com a publicação da Portaria que regulamentou a eleição, as
escolas iniciaram a discussão com os alunos sobre o papel e a
importância da Ouvidoria na escola. Entretanto, a própria portaria
foi fruto de uma longa conversa entre a Gerente da Ouvidoria Heloisa
Pimentel (que trouxe informações e experiências com a Ouvidoria
Jovem), a Coordenação de Projetos Especiais da Regional Noroeste
(representada por mim) e as Professoras Referência de cada escola.
Assim, mesmo que a portaria tenha estabelecido regras mais gerais
para o Projeto, não deixou de respeitar a realidade e as
necessidades apontadas por cada escola.
O
processo eleitoral, por sua vez, estabeleceu o mesmo calendário para
todas as escolas. Entretanto, cada uma pode percorrer caminhos
específicos de acordo com o diálogo estabelecido entre professores
e alunos. Em algumas, cada turma escolheu um candidato. Em outras os
candidatos se inscreveram diretamente sem passar pelo crivo da turma.
Em algumas escolas os estudantes utilizaram o horário de recreio
para campanha. Em outras havia um momento específico para divulgação
das ideias em cada sala. Houve caso em que os alunos candidatos
fizeram até um vídeo apresentando suas propostas.
![]() |
Eleitora assina lista antes diante dos mesários de votar |
Nos
próximos encontros da Ouvidoria Jovem na Regional, os Ouvidores e
Professores Referência de cada escola apresentarão como foi a
execução da proposta. Além de trocar as experiências sobre as
ações desenvolvidas, os Ouvidores e Professores Referência poderão
avaliar o projeto, pensar e traçar novas ações.
De
qualquer forma, sempre existe um respeito ao estudante como sujeito e
à realidade de cada escola. Conhecer novas experiências e até
teorias sobre o protagonismo juvenil e o sistema de Ouvidoria amplia
a formação dos estudantes e capacidade de planejar e tomar
decisões. Mas não existe modelo padronizado a ser imposto em cada
escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário